Além de serem econômicas, comidas feitas em casa podem aliar sabor à praticidade

          É verdade que na hora que a fome bate junto com a preguiça, a primeira opção que vem à mente é correr para o telefone ou, os mais moderninhos, recorrem para os aplicativos de entrega. Entretanto, para quem tem uma cozinha minimamente organizada e um pouquinho de boa vontade, é possível arregaçar as mangas e preparar um jantar ou uma refeição qualquer, que fica pronto mais rápido do que um pedido de entrega.

E quem traz essas dicas é o cozinheiro Raul Lemos, vice-campeão da segunda edição do reality show gastronômico MasterChef em 2015. Assim que saiu do programa, ele foi buscar ainda mais conhecimento e conquistou a formação de assistente de cozinha pela Escola de Artes Culinárias da Toscana – La Scuola di Cucina, na Itália, para deixar os preparos ainda mais repletos de sabor.

Raul reforça que além de ser uma prática saudável, cozinhar em casa pode ser extremamente terapêutico. “Trata-se de um ato de amor, quando você se dispõe a preparar uma refeição para a sua família ou até mesmo um momento para refletir sobre o dia a dia. E nesses momentos, eu gosto muito de misturar especiarias e trazer novos sabores para os pratos triviais”, destaca.

Lemos revela que tem um carinho especial por receitas do Oriente Médio, já que vem de lá a maioria dos temperos que ele usa em seus pratos. “E por falar em tempero, ele é a base da minha culinária. Gosto de transitar em diferentes sabores experimentando a combinação de especiarias, além de temperos frescos, transformando ingredientes em experiências marcantes e que podem sim, serem inseridas em preparos rápidos do dia a dia”, aponta.

Justamente por isso, ele prefere comidas simples, sem versões gourmetizadas, mas não abre a mão de temperos frescos. “Adoro um belo arroz, feijão e ovo. O feijão fica uma delicia com alecrim fresco, bastante alho e cominho moído na hora. No arroz eu gosto de colocar cúrcuma que além de dar um sabor extra é muito saudável. E no ovo, minha versão preferida é com zaatar, que é uma mistura de especiarias que você consegue achar nos grandes varejistas”, revela.

Além de ser mais saudável realizar refeições em casa, outro ponto que deve ser levado em consideração é a economia que esse cuidado pode refletir no dia a dia de uma família.  

Para o analista econômico Caio Mastrodomenico, fazer a comida em casa possibilita preparar maiores quantidades já programando a alimentação da semana ou até mesmo da quinzena, o que diminui o custo de alimentação. “Quando comparamos isso ao delivery, pode significar uma diferença de 60 a 70%. Além do custo ser mais elevado por ser uma atividade comercial, está embutida a taxa de entrega”, alerta o especialista.

Por exemplo, se um casal permanecer durante oito finais de semana sem pedir jantar, considerando uma refeição que serve duas pessoas a R$ 80,00, isso significa uma economia de R$ 1.280,00. “Com essa quantia, é possível fazer um passeio com a família ou comprar algum item para a casa, por exemplo”.

Outro ponto importante é em relação à origem dos alimentos e além disso, em casa, é possível balancear mais a questão nutricional, temperos e o que deve ou não estar no preparo.

Para ajudar quem ainda tem uma certa preguicinha, o cozinheiro separou algumas receitas;

Shakshuka

2 ovos

300g de molho de tomate

1/2 cebola roxa fatiada

2 dentes de alho

cheiro verde

tomilho e alecrim fresco

1/2 linguiça fatiada

Modo de fazer

Em uma frigideira com azeite, frite as linguiças depois coloque o alho, a cebola, tempere com as ervas e manda o molho de tomate. Quando começar a borbulhar, coloque os ovos e tempere com sal e pimenta do reino.  Tampe por dois minutos. Tempo total de preparo, 25 minutos.

Macarrão ao molho de tomate assado

Macarrão cozido e já pronto, de sua preferência

300g tomate cereja

1 cebola roxa

3 dentes de alho

Tomilho fresco

Sal

Pimenta do reino

Azeite

Modo de fazer

Em uma assadeira, coloque os tomates cortados ao meio, as cebolas em tiras, o alho picado e o tomilho salpicado. Acrescente sal, pimenta e regue com azeite. Leve ao forno por 200°C durante 20 minutos.

 

Curry simples de legumes – para duas pessoas

1 batata cortada em cubos

2 cenouras cortada em rodelas

200g de abóbora cabotiá em cubos

1/2 xícara de cheiro verde

1 cebola

1/2 pimentão vermelho (opcional)

3 dentes de alho picados

1/2 colher de chá de gengibre ralado

1 colher de chá de cúrcuma

1 colher de chá de cominho moído

1 colher de chá coentro em grão moído

1/2 colher de chá pimenta dedo de moça picadinha

2 tomates em cubos sem semente ou com

1 ramo de alecrim fresco

500ml de caldo de legumes quente

Sal

Pimenta do Reino

Azeite

Modo de fazer

Em uma caçarola, coloque alho, gengibre, pimentão refogue um pouco e acrescente a cebola.  Coloque as especiarias, alecrim cortadinho e a pimenta. Na sequência, adicione a batata, a cenoura e deixa absorver.

Coloque o tomate e a abóbora, e deixe refogar por mais uns dois minutos. Coloque o caldo quente, um pouco mais da altura de um dedo. Deixe no fogo médio com a tampa fechada, se precisar pode repor o caldo.  Depois que os legumes já estiverem cozidos, tira a tampa e deixe engrossar. Apague o fogo, pode amassar as abóboras pra engrossar. Polvilhe com cheiro ver, sal e só servir.

 

Sobre Raul Lemos

Caiçara de Santos, se formou em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mackenzie e trabalhou como diretor de atendimento nas principais agências de publicidade do Brasil. Cozinhar sempre foi um hobby despretensioso, mas muito elogiado por quem experimenta sua comida. E foi assim que, incentivado por amigos e pela família, se inscreveu no MasterChef em 2015. Durante o programa, se destacou pelo jeito espontâneo, brincalhão e ao mesmo tempo criativo, focado e ousado. Terminou o programa como vice-campeão e assim seu caminho começou na gastronomia. Logo depois do programa, se formou assistente de cozinha pela Escola de Artes Culinárias da Toscana – La Scuola di Cucina, na Itália. Ainda em 2016 e durante os três anos seguintes, apresentou “A Prévia”, programa ao vivo que antecedia os episódios do MasterChef na TV Bandeirantes.

Cozinheiro e uma das principais figuras do meio gastronômico brasileiro, Raul também é cofundador da Mení, a maior empresa de negócios em gastronomia do Brasil.

Durante a pandemia, Raul se dedicou ao conteúdo ao vivo e durante cinco meses transmitiu mais de 380 horas direto de sua cozinha, ensinando receitas para seus seguidores.

Recentemente, em abril de 2021, Raul partiu para um dos principais desafios de sua carreira: comandar o programa de televisão Desvendando Cozinhas, uma coprodução da RedeTV! com a Mení. Na atração, o apresentador mostra os bastidores das cozinhas mais interessantes do Brasil, além dos personagens por trás das operações. Todas as segundas-feiras, as 23h30 na RedeTV!.

Para saber mais, acesse as redes sociais @raul_lemos




Source link

FONTE:

Link Fonte
Autor: Recomendadíssimo
Dominio fonte: www.imprensagourmet.com.br
2021-09-15 11:44:00
Data – 2021-09-15 11:44:00

[BL]DVD, MP3, LCD, Plasma, HDTV, Home Theater [/BL]

Compare Preços de: DVD, MP3, LCD, Plasma, HDTV, Home Theater no Buscapé.