Tratamento caseiro para aliviar os sintomas da tricomoníase

Tratamento caseiro para aliviar os sintomas da tricomoníase.

O suco de romã e o banho de assento de vinagre de maçã, são bons exemplos de remédios caseiros que podem complementar o tratamento médico da tricomoníase, pois possuem propriedades antiparasitárias, que podem ajudar a eliminar o parasita responsável pela tricomoníase, que causa inflamação, corrimento e coceira.

No entanto embora seja eficaz para diminuir os sintomas, o tratamento natural não substitui os antibióticos, como metronidazol, que podem ser indicados pelo ginecologista, no caso das mulheres, e pelo urologista, no caso dos homens. Os remédios caseiros são um complemento para acelerar a recuperação e aliviar os sintomas, não a cura, pois só com o uso remédios indicados pelo médico o parasita pode ser eliminado completamente. Veja como é feito o tratamento o tricomoníase com remédios. 

Alguns remédios caseiros que podem ser usados no tratamento da tricomoníase são:

Para eliminar o parasita

Tratamento caseiro para aliviar os sintomas da tricomoníase

1. Suco de romã

O suco de romã parece ter propriedades antiparasitárias que pode ajudar a eliminar o parasita responsável pela tricomoníase, fortalecendo o efeito dos antibióticos e aliviando mais rapidamente os sintomas como corrimento e coceira.

Ingredientes

  • Sementes de ½ romã grande;
  • ½ copo de água.

Modo de preparo

Colocar as sementes e a água em um liquidificador e depois bater até obter uma mistura com as sementes bem trituradas. Por fim, deve-se coar o suco antes de beber. O ideal é beber 2 a 3 copos deste suco por dia, por pelo menos 1 semana.

2. Lavagem com vinagre de maçã

O vinagre de maçã também tem boa ação antiparasitária que ajuda a eliminar vários tipos de infecções. Além disso, no caso da mulher, também pode diminuir a quantidade de corrimento, já que permite equilibrar o pH vaginal.

Ingredientes

  • 1 bacia pequena com água morna;
  • 1 copo pequeno de vinagre de maçã.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e depois fazer lavagem da região genital com a água, antes de tomar banho, por exemplo. Esta lavagem pode ser feita de 2 a 3 vezes por dia, de acordo com a intensidade dos sintomas.

Fortalecer o sistema imune

Tratamento caseiro para aliviar os sintomas da tricomoníase

1. Água de sementes de feno-grego

O feno-grego, também conhecido como fenacho, é uma planta medicinal que consegue fortalecer bastante o sistema imune, especialmente durante o combate a infecções e, por isso, pode aumentar o efeito dos antibióticos, facilitando a eliminação do parasita da tricomoníase.

Ingredientes

  • 1 punhado de sementes de feno-grego;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Colocar as sementes dentro de um copo com água durante a noite e depois coar a mistura de manhã e beber a água residual com o estômago vazio.

As sementes de fenacho podem ainda ser adicionadas em vários tipos de alimentos, como iogurtes ou saladas, por exemplo.

Aliviar a coceira

Tratamento caseiro para aliviar os sintomas da tricomoníase

1. Aloe vera ou babosa 

A aloe vera possui componentes que diminuem significativamente o desconforto da coceira, ao mesmo tempo que hidrata com profundidade os tecidos e controla sintomas como vermelhidão, escamação e ardor. Confira mais benefícios da aloe vera para a pele. 

Ingredientes

  • 1 folha de áloe vera;
  • 150 mil de água.

Modo de preparo

Deve-se cortar a folha de babosa ao meio, retirar o gel do interior da folha, somente a parte transparente da planta e lava-lo por 5 minutos.

Após o preparo do gel, amassar e aplicar a pasta na área onde a coceira esta presente, deixar por 30 minutos e lavar com água corrente.

2. Manjericão

As folhas de manjericão são ricas fontes de cânfora, eugenol e timol, substâncias anestésicas e antiparasitárias que são potentes agentes contra coceira, e assim ajudam a aliviar o principal desconforto da tricomoníase.

Ingredientes

  • 1 punhado de manjericão;
  • 10 ml de água.

Modo de preparo

Após lavar as folhas de manjericão, amassá-las com a água e aplicar a pasta no local da coceira. Deixe agir por 15 minutos e lavar durante o banho.

3. Tomilho

Esta erva possui propriedades anestésicas, como o timol que ajudam a acalmar a coceira.

Ingredientes

  • Tomilho;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver 1 xícara de água, e após desligar, adicionar duas colheres de chá de tomilho, deixar repousar por 20 minutos e coar. Por fim, umedecer um pedaço de algodão no chá e aplicar na região.

4. Hortelã

O hortelã é rica em mentol que tem ação anti-inflamatória e antisséptica com propriedades de resfriamento e adstringente, por isso pode ser usada para acalmar a região afetada, oferecendo alívio imediato.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de hortelã;
  • 50 ml de água.

Modo de preparo

Esmagar as folhas de hortelã previamente lavadas, com aguá e usar este suco para aplicar no local da coceira.

FONTE:

Link Fonte
Autor:
Dominio fonte: www.tuasaude.com
Data – 2021-01-22 09:23:50