A tarifa de água fica 5,11% mais cara no Paraná a partir de 5 de fevereiro. Por conta da pandemia do coronavírus, o reajuste da cobrança pelo serviço de água e esgoto no estado estava suspenso desde setembro, a pedido do Governo do Estado.

O aumento foi novamente autorizado na tarde desta terça-feira (29/12) pela AGEPAR, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná, mas com redução em relação ao índice anteriormente aprovado. Em agosto deste ano, antes de ser suspenso, o aumento homologado pela agência era de 9,62% e a aplicação começaria em outubro.

Agora o reajuste fica em 5,11% e tem início em fevereiro de 2021. O novo índice de reajuste foi definido por meio de um procedimento de mediação entre o Executivo e a Sanepar, que foi conduzido pela AGEPAR e tramitou sob sigilo. Foram considerados na definição do novo valor a pandemia da Covid-19 e seus impactos econômicos e sociais e a crise hídrica, que afeta o Paraná desde março deste ano.

A decisão da agência manteve as políticas de tarifas diferenciadas para a região litoral do estado, para entidades beneficentes, além da Tarifa Social da água, que beneficia famílias mais vulneráveis.

O aumento vale para todos os municípios atendidos pela Sanepar, responsável pelo fornecimento de água em 355 dos 399 municípios paranaenses.

Reportagem: David Musso



Source link

FONTE:

Link Fonte
Autor: Band News Curitiba – 96,3 FM
Dominio fonte: bandnewsfmcuritiba.com
2020-12-30 09:38:46
Data – 2020-12-30 09:38:46

[BL]MP3, iPod, celulares, notebooks, cameras [/BL]

Compare Preços de: MP3, iPod, celulares, notebooks, cameras no Buscapé.

Compartilhar