Sanepar inicia transposição de água do Rio Verde à Barragem do Passaúna, na Grande Curitiba -.

A Sanepar colocou em operação a transposição de água da Barragem do Rio Verde, em Campo Largo, para a Barragem do Passaúna, em Curitiba. A medida implementada pela companhia visa atenuar a crise hídrica no Paraná, que causa grande impacto no abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba.

O sistema possui capacidade de levar 200 litros de água por segundo do Rio Verde até o Rio Passaúna, que se encarrega de abastecer uma das barragens que integra o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC).

Esse volume de água permite abastecer cerca de 75 mil pessoas, segundo a Sanepar. A transposição é feita por uma adutora implantada a partir de uma derivação do duto que leva água de Campo Largo até Araucária. A tubulação tem 2,45 quilômetros de extensão.

Conforme a companhia, o nível dos reservatórios que abastecem a Grande Curitiba está em 50,04% nesta terça-feira (14).

A Barragem do Rio Verde pertence à Petrobras para uso da água na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária. A captação de água do local foi viabilizado através de um convênio firmado entre as empresas.

RODÍZIO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM CURITIBA E REGIÃO

A Região Metropolitana de Curitiba segue em situação de emergência hídrica por conta da estiagem, que também assola o sudoeste do Paraná desde o ano passado.

Por conta disso, desde 11 de agosto o rodízio de água na Grande Curitiba segue um modelo mais rígido, com 36 horas de abastecimento e até 36 horas de suspensão no fornecimento de água. Segundo a Sanepar, o racionamento é a única forma de garantir o abastecimento para essa população.

Além da Capital, o rodízio de água também é válido para os municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Colombo, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Tijucas do Sul, Campo Magro, Campina Grande do Sul e Fazenda Rio Grande.

Confira aqui a tabela vigente do rodízio de água em Curitiba e região.

FONTE:

Link Fonte
Autor: Redação
Dominio fonte: paranaportal.uol.com.br
Data – 2021-09-14 11:47:41

[BL]games, PS2, PS3, Nintendo, Wii, iPod[/BL]

Compare Preços de: games, PS2, PS3, Nintendo, Wii, iPod no Buscapé.

Compartilhar