Remédios caseiros para coceira na pele.

Os remédios caseiros para coceira na pele, como tomar banho com água fria, aplicar compressa de gelo, passar hidratante corporal ou lavar a pele com chá de tanchagem, por exemplo, ajudam a acalmar ou hidratar a pele reduzindo os sintomas de coceira, vermelhidão, irritação ou inchaço.

A coceira na pele é um sintoma que pode estar relacionado a uma série de fatores, como picadas de inseto, alergias ou secura da pele, por exemplo, e para aliviar a coceira, também é importante descobrir qual é a sua causa. Se mesmo após utilizar esses remédios caseiros a coceira persistir, deve-se ir a um clínico geral ou dermatologista.

Algumas opções de remédios caseiros para cada tipo de coceira na pele são:

1. Picada de insetos

Remédios caseiros para coceira na pele

Após a picada de um inseto, como um mosquito ou uma pulga, por exemplo, a pele pode ficar um pouco inchada, avermelhada e com coceira intensa. Nesse caso o que se pode fazer é:

  • Lavar a área com água fria e sabonete líquido e enxugar a seguir;
  • Aplicar uma pedrinha de gelo, para anestesiar e desinchar o local, aliviando a coceira imediatamente;
  • Colocar 1 ou 2 gotinhas de própolis no local exato da picada, para cicatrizar mais rápido e ajudar a aliviar a coceira;
  • Misturar uma colher de chá de argila cosmética com água suficiente para produzir uma pasta e adicionar três gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e aplicar a mistura na picada.

Não é recomendado lavar a região picada com água morna, porque ela tende a intensificar a coceira e a inflamação da pele.

2. Pele seca

Remédios caseiros para coceira na pele

Uma outra causa bem comum de coceira na pele, especialmente perto dos cotovelos ou nas pernas é a pele seca ou desidratada, que são regiões onde a pele pode ficar esbranquiçada, podendo até mesmo descamar. Nesse caso a melhor estratégia é:

  • Tomar banho com água fria;
  • Esfoliar a pele com uma mistura de triturado de 100 g de flocos de aveia, 35 g de amêndoas, 1 colher de sopa de calêndula seca, 1 colher de sopa de pétalas de rosa secas e meia colher de chá de óleo de amêndoa, massagear e passar por água no fim;
  • Aplicar uma camada de creme hidratante para pele seca. Pode-se misturar algumas gotinhas de óleo de amêndoa doce no creme, para ter um melhor efeito.

A esfoliação deve ser feita, no mínimo, 2 vezes por semana.

3. Após a depilação

Remédios caseiros para coceira na pele

Nos dias seguintes da depilação com lâmina os pelos geralmente começam a nascer, rompendo a barreira da pele, causando intensa coceira nos locais depilados. Nesse caso é recomendado:

  • Tomar banho com água fria;
  • Esfoliar a pele esfregando uma mistura de fubá com loção hidratante nas áreas que coçam;
  • Aplicar chá de camomila frio, que é uma ótima solução para acalmar a pele irritada depois da depilação, já que a camomila possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes. Em alternativa, podem usar-se sachês de chá de camomila diretamente nas regiões irritadas;
  • Aplicar um gel de arnica ou de babosa.

Para impedir o surgimento do pelo encravado, a pessoa pode também fazer uma esfoliação antes de fazer a depilação.

4. Após contato com animais

Remédios caseiros para coceira na pele

A alergia ao pelo de animais, como cachorros ou gatos, geralmente causa sintomas respiratórios como nariz escorrendo, tosse e espirros, por exemplo, que podem estar acompanhados de coceira e descamação na pele. Nesse caso, é recomendado:

  • Tomar um banho com água fria;
  • Fazer um cataplasma de folhas de malva nos locais que coçam, que pode ser preparado esmagando um punhado dessas folhas sobre um pano limpo, que pode de seguida ser aplicado na região, deixando atuar por cerca de 15 minutos.

Veja como saber se tem alergia a animais e o que fazer.

5. Contato com plantas irritantes

Remédios caseiros para coceira na pele

Algumas plantas como a urtiga ou a hera venenosa, por exemplo, possuem substâncias irritantes, como ácido fórmico ou urushiol, que podem penetrar na pele ao se ter contato com essas plantas e causar alergia na pele com sintomas como inflamação, vermelhidão, irritação ou coceira intensa na pele. Nesse caso a melhor estratégia é:

  • Tomar um banho com água fria, usando um sabonete neutro;
  • Lavar a região afetada com chá frio de tanchagem devido às suas propriedades anti-alérgicas naturais, que pode ser preparado adicionando 30 g de folhas de tanchagem em 1 litro de água fervente. Tampar, deixar esfriar, coar e lavar a região com este chá de 2 a 3 vezes por dia;
  • Aplicar compressas frias no local, por pelo menos 10 minutos, para reduzir a inflamação e vermelhidão.

Além disso, é importante evitar coçar a pele para não causar mais irritação e vermelhidão. 

6. Má circulação

Remédios caseiros para coceira na pele

A má circulação é uma situação que também pode causar coceira, principalmente nas pernas, sendo mais comum em pessoas mais velhas. Isso acontece porque à medida que a pessoa envelhece, as válvulas presentes nas veias das pernas ficam mais fracas, havendo maior dificuldade para circulação do sangue e resultando em maior acúmulo de toxinas, o que causa a coceira. Nesse caso, é recomendado:

  • Fazer uma massagem na perna, pressionando desde o tornozelo até a virilha;
  • Tomar uma infusão de salsinha, pois assim é possível favorecer a eliminação das toxinas acumuladas.

Além disso, é importante evitar com a perna cruzada e descansar mantendo as pernas elevadas para que a circulação possa acontecer mais facilmente.

FONTE:

Link Fonte
Autor:
Dominio fonte: www.tuasaude.com
Data – 2021-09-15 12:24:18

[BL]DVD, MP3, LCD, Plasma, HDTV, Home Theater [/BL]

Compare Preços de: DVD, MP3, LCD, Plasma, HDTV, Home Theater no Buscapé.

Compartilhar