Ratinho Junior sanciona Programa Educação para o Futuro.

O governador Ratinho Junior (PSD) sancionou nesta sexta-feira (24) a Lei nº 20.716 que garante os recursos para implantação do Programa Educação para o Futuro no Paraná.

Os US$ 90,56 milhões (cerca de R$ 480 milhões na cotação atual) utilizados para a implantação do programa serão financiados junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O Programa Educação para o Futuro terá quatro pilares dentro do Paraná: aprimorar a proposta pedagógica e uso de tecnologias educacionais; expandir e fortalecer a Educação Profissional; construir cinco colégios modelo e promover pelo menos 150 reformas e ampliações em unidades existentes; e melhorar a gestão da Secretaria.

Antes da liberação dos recursos para a implantação do projeto a proposta precisa ser aprovada em votação no Senado Federal. A expectativa é que o Programa Educação para o Futuro esteja em funcionamento no Paraná já para o ano letivo de 2022.

“Educação é prioridade do Estado. Queremos superar os obstáculos impostos na aprendizagem dos estudantes, e, por meio dessa iniciativa, o Paraná vai avançar nessa área. Dobraremos o número de vagas ofertadas no ensino profissionalizante da rede estadual, contribuindo para a qualificação profissional desses alunos”, apontou Ratinho Junior.

“Com esse aporte financeiro, passaremos por uma transformação no setor. Vamos oferecer preparação e atualização para um ensino moderno, que realmente prepare os jovens paranaenses para o futuro”, prosseguiu o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder.

Entre os investimentos previstos pelo Governo do Paraná estão a reformulação de materiais didáticos, cursos de aperfeiçoamento para professores, compra de 6 mil kits de robótica, além de 30 mil equipamentos de informática, como computadores, roteadores de WI-FI e aparelhos de reconhecimento facial.

Ainda há previsão de aumento de 70 mil para 110 mil matrículas no ensino profissionalizante, equivalente a um a cada três dos estudantes da rede estadual nesse modelo de ensino.

Entre os cursos profissionalizantes devem ser priorizadas as áreas de Administração, Educação Agrícola, Agronegócio, Auxiliar de Enfermagem, Magistério e Desenvolvimento de Sistemas, com foco em programação.

Por fim, ainda é prevista a reforma de 150 escolas e a construção de cinco centros modelo de educação para o futuro, todos oferecendo aos estudantes ensino integral.

LEIA MAIS: Anatel aprova edital do 5G e leilão ocorrerá em novembro

FONTE:

Link Fonte
Autor: Redação
Dominio fonte: paranaportal.uol.com.br
Data – 2021-09-24 19:54:50

[BL]DVD, MP3, LCD, Plasma, HDTV, Home Theater [/BL]

Compare Preços de: DVD, MP3, LCD, Plasma, HDTV, Home Theater no Buscapé.

Compartilhar