Para que serve a Babosa.

A Aloe vera, também conhecida como babosa, é uma planta natural do norte da África e apresenta-se como um cacto de cor verde que possui vários benefícios para a saúde por ser rica em magnesio, potasio, Vitamina C e iodo, além de substancias ativas regenarodas e anti inflmatorias como a aloína, glucomanona e traquinona.

A Aloe vera tem uma ação nutritiva, anti-inflamatória e regeneradora, favorecendo o processo de cicatrização de feridas e eliminando radicais livres, o que melhora a aparência da pele, por exemplo.

Benefícios do Aloe Vera

Quais os benefícios

Aloe vera possui diversos benefícios para a saúde, como:

  • Ação nutritiva: Estimula a formação das células e dos tecidos, pois possui 18 dos 23 aminoácidos necessários para o organismo humano;
  • Ação regeneradora: Contribui para a eliminação de células antigas e a formação de células novas, favorecendo a cicatrização de feridas e queimaduras, por exemplo;
  • Ação hidratante: A Aloe vera tem na sua composição um gel que restaura tecidos danificados e hidrata a pele;
  • Ação digestiva: Possui enzimas que facilitam a digestão, combatendo, assim, a prisão de ventre e auxiliando no tratamento da gastrite;
  • Ação anti-inflamatória: Possui propriedades que auxiliam no tratamento de inflamações, queimaduras e infecções.

Além desses benefícios, a Aloe vera também é capaz de fortalecer o sistema imunológico, podendo ser utilizado em forma de gel ou em forma de suco, que podem ser preparados de forma caseira, embora também possam ser encontrados de forma industrializada nos hipermercados, farmácias de manipulação e dietéticas.

Suco de Aloe Vera

O suco de Aloe vera pode ser feito facilmente em casa, embora a babosa possa irritar o estomago. Uma  boa alternativa é ingeridas bebidas de babosa industrializada onde os principios ativos estão em quantidades controladas que que não causaem danos e que contenham todos os nutrinentes da babosa.

Ingredientes

  • 50 g da polpa de Aloe vera;
  • 1 litro de água;
  • 1 colher de mel.

Modo de preparo

Para preparar o suco, basta juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que fique homogêneo. É recomendado que esse suco seja consumido apenas 2 a 3 vezes por semana, uma vez que quantidades superiores de Aloe vera podem levar à irritação da mucosa intestinal, resultando em náuseas e mal-estar, por exemplo.

Outras formas de usar Aloe vera

Além de poder ser consumida na forma de suco, a Aloe vera também pode ser acrescentada em cremes para pele, shampoos e máscaras para hidratação, já que possui vários benefícios para a pele e para os cabelos. Saiba como usar a babosa para cabelo e para pele.

Esta informação foi útil?

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto: