Os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem.
Marcel Proust
Quem nunca reclamou de falta de tempo que atire a primeira pedra….
E eis que nos vemos agora, em meio a uma pandemia, obrigados pela nossa própria consciência a ficarmos em isolamento social, quarentena, afastamento, distanciamento…os nomes são diversos cada qual com seu uso mas a realidade é uma só: estamos reclusos!
Nada de reclamar! Otimismo realista, responsabilidade e positividade são os grandes aliados na luta da humanidade contra o COVID-19.
“Ainnnnn, mas eu já enjoei de ficar só em casa”
MAS PRECISA FICAR! Pense nas pessoas dos serviços básicos de atenção á saúde, funcionários de supermercados, policiais e outras categorias que estão lá fora expostos e que adorariam estar no seu lugar e FAÇA BOM USO DO SEU TEMPO LIVRE!
Nesse período de isolamento social, é preciso se reinventar e redescobrir maneiras de viver. Não deixe o medo dominar você, dias melhores estão por vir, PENSE POSITIVO! Nada de lamentar!
Um bom exercício motivador é relembrar daquela segunda-feira pós um final de semana agitado em que você pensou: eu só queria que hoje fosse feriado! Pronto. Traga essa sensação para esses dias de “nada pra fazer” em que na verdade há tudo pra fazer, só que dentro de casa. E não: não estou falando de tarefas domésticas. Cuidar da casa é hábito cotidiano. Estou propondo que você aproveite este tempo livre para viver! (Uma rara oportunidade para fugir da ansiedade e da tensão e por sua vida em dia.)
Você deve estar pensando: como? Pois bem: é hora de fazer uso do tempo e não o contrário. Aceite essa oportunidade única que a vida está lhe dando.
Agradeça, assim como eu, que essa pandemia é em 2020 e temos ao nosso alcance um universo infinito de possibilidades online a um clique! Mas nem só de mundo virtual se faz uma quarentena.
Este é o momento PERFEITO para planejar minuciosamente aquela viagem que você vem adiando, organizar suas finanças, cuidar de você e do seu bem estar: quando cuidamos bem de nós estamos cuidando também dos outros.
Não esqueça de beber água, a hidratação é essencial. Lave as mãos com frequência. O vírus existe, é sério e conter essa pandemia só depende de nós!
Dicas do que você pode fazer nesses tempos de confinamento em casa.
- Cuide da sua saúde mental. Excesso de informações negativas sobre a pandemia não irão te ajudar em nada neste momento. Se você já sabe as medidas preventivas faça sua parte. Existem muitas pessoas curadas do vírus! Pense positivo!
- Vire e gire o colchão para dormir melhor.
- Separe as roupas que não usa mais e ponha em uma sacola para doação.
- Limpe as telas do celular, do computador e os teclados.
- Limpe sua caixa de e-mail e o arquivo de fotos/vídeos pra melhorar o desempenho do smartphone.
- Retire do telefone aqueles contatos indesejados.
- Ligue para aquele velho amigo que você não conversa há muito tempo.
- Faça uma nova playlist.
- Pinte aquela parede que te incomoda em casa.
- Faça o curso que sempre sonhou: existem várias opções gratuitas online.
- Visite museus online de graça: o Google Arts & Culture firmou parceria com mais de 2.500 museus e galerias em todo o mundo para oferecer passeios virtuais e exibições online de suas coleções aos internautas.
- Experimente fazer uma nova receita, algo que você nunca tem tempo de cozinhar. Faça um jantar caseiro diferente, em família.
- Faça uma lista das coisas que pretende fazer “lá fora” quando essa fase acabar. Organize um planejamento detalhado!
- Agradeça por estar bem e poder fazer o que quiser no seu tempo livre: até mesmo NADA! Permita-se!
Uma gota de positividade por dia por que tudo isso vai passar!