Mebendazol: o que é, para que serve e como usar.

O mebendazol é um remédio antiparasitário indicado para o tratamento de infecções por vermes ou parasitas que invadem o intestino, como oxiúros, lombriga, tricuríase ou teníase, também conhecida como solitária, pois age causando a desintegração do verme e a sua eliminação pelas fezes.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácia ou drogarias na forma de comprimidos ou suspensão oral, com o nome comercial Pantelmin, com os nomes similares Belmirax ou Helmilab, por exemplo, e pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 1 ano de idade, com indicação e orientação médica.

Mebendazol: o que é, para que serve e como usar

Para que serve

O mebendazol na forma de comprimido é indicado para o tratamento de infecções causadas por vermes nematódeos, como:

  • Oxiúrus (Enterobius vermicularis);
  • Tricuríase (Trichuris trichiura);
  • Lombriga (Ascaris lumbricoides)
  • Ancilostomose (Ancylostoma duodenale ou Necator americanus).

Já o mebendazol na forma de suspensão oral, além dos vermes nematódeos, também é indicado para o tratamento da teníase ou solitária, causada por vermes cestódeos, como Taenia solium, transmitida pela ingestão de carne de porco contaminada, ou Taenia saginata, transmitida pela ingestão da carne de boi contaminada. Entenda melhor como a teníase é transmitida.   

Como usar

O mebendazol deve ser usado por via oral, sendo que as doses variam de acordo com o problema a tratar e com a apresentação do remédio e incluem:

1. Mebendazol comprimidos

A dose recomendada para adultos ou crianças com mais de 1 ano, para o tratamento de oxiúrus, tricuríase, lombriga ou ancilostomose é de 100 a 500 mg de mebendazol, de acordo com a orientação médica.

2. Mebendazol suspensão oral

A suspensão oral de mebendazol contém 20 mg de mebendazol para cada 1 mL da suspensão, deve ser tomada por via oral, utilizando o copo dosador fornecido na embalagem.

As doses normalmente recomendadas de mebendazol suspensão oral para adultos ou crianças com mais de 1 ano são:

  • Infecções por nematódeos (oxiúrus, tricuríase, lombriga, ancilostomose): a dose recomendada é de 5 mL da suspensão oral de mebendazol, 2 vezes ao dia, durante 3 dias seguidos, independente do peso corporal e da idade;
  • Infecções por cestódeos (teníase): a dose recomendada para adultos é de 10 mL da suspensão oral de mebendazol, 2 vezes ao dia, durante 3 dias seguidos. Já para crianças com mais de 1 ano, a dose recomendada é de 5 mL da suspensão oral de mebendazol, 2 vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos.

O mebendazol deve ser usado com orientação médica, especialmente em crianças.

Possíveis efeitos colaterais

O mebendazol geralmente é bem tolerado, porém, em casos raros podem ocorrer efeitos colaterais como dor de estômago e diarreia de curta duração, tontura, problemas no sangue, fígado e rim.

Esse remédio pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas de alergia ao mebendazol como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, coceira ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Quem não deve usar

O mebendazol não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com alergia ao mebendazol ou qualquer outro componente da fórmula.

Este remédio não deve ser usado por crianças com menos de 1 ano de idade.

FONTE:

Link Fonte
Autor:
Dominio fonte: www.tuasaude.com
Data – 2021-10-14 06:28:27

[BL]DVD, MP3, LCD, Plasma, HDTV, Home Theater [/BL]

Compare Preços de: DVD, MP3, LCD, Plasma, HDTV, Home Theater no Buscapé.

Compartilhar