Início da vacinação contra a Covid-19 começa semana que vem em Curitiba


00308355
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A campanha de vacinação contra a covid-19 deve começar no dia 20 de janeiro, às 10 horas, na capital paranaense. A informação foi feita nesta quinta-feira (14) pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), logo após uma videoconferência entre o Ministério da Saúde (MS) e mais de 100 prefeitos para tratar do calendário nacional de vacinação. Segundo Greca, as doses dos imunizantes vão ser aplicadas no Pavilhão do Parque Barigui, que vai ser transformado em um centro de vacinação.

A data pode sofrer alterações, de acordo com o Governo Federal, por causa do atraso da viagem do avião que é responsável por trazer os imunizantes da Índia. Em vez de ser dia 20, deve ser dia 21 de janeiro. A expectativa do Governo Federal é de que 8 milhões de doses sejam enviadas para todos os municípios. Greca explica que em Curitiba, vão ser vacinados primeiro os grupos prioritários. Os 70 mil profissionais de saúde, e os idosos acima de 60 anos, que somam aproximadamente 300 mil pessoas.

Segundo ele, pessoas pertencentes aos grupos prioritários não precisarão fazer cadastro para a vacina e haverá agendamento feito por profissionais da prefeitura. O controle vai ser feito pelo aplicativo da prefeitura, Curitiba App ou Saúde Já, e também pelo noticiário e pelas redes sociais o chamamento, que será feito pela equipe de imunização da prefeitura.

Rafael Greca afirma que, se possível, vai importar vacina da Índia, para imunizar os 35 mil funcionários da prefeitura que lidam com o público, além dos terceirizados como cobradores, motoristas e coletores de lixo.

O prefeito de Curitiba fala sobre o aguardo da aprovação da Anvisa em relação às vacinas.

O prefeito também disse que pretende comprar vacinas para os professores da rede municipal de ensino. As vacinas que serão destinadas ao Paraná devem ser distribuídas em 1.850 pontos de vacinação, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa).

Reportagem: Fernanda Scholze



Source link

FONTE:

Link Fonte
Autor: Band News Curitiba – 96,3 FM
Dominio fonte: bandnewsfmcuritiba.com
2021-01-14 16:42:17
Data – 2021-01-14 16:42:17