Hipoacusia: o que é, 6 principais causas e tratamento

Hipoacusia: o que é, 6 principais causas e tratamento.

O termo hipoacusia refere-se à diminuição da audição, começando a pessoa a ouvir menos do que o habitual e necessitando falar mais alto ou aumentar o volume, da música ou da televisão, por exemplo.

A hipoacusia pode acontecer devido ao acúmulo de cera, envelhecimento, longa exposição a ruídos ou infecções no ouvido médio, e o tratamento varia de acordo com a causa e com o grau da diminuição da audição, podendo ser tratada, em casos mais simples, com uma lavagem do ouvido, ou ser necessário tomar remédios, usar aparelho auditivo ou realizar uma cirurgia.

O que é hipoacusia, principais causas e tratamento

Como identificar

A hipoacusia pode ser identificada através de sinais e sintomas que aparecem de forma gradual, sendo os principais:

  • Necessidade de falar mais alto, porque como a pessoa não consegue se escutar, pensa que as outras pessoas também não conseguem e, por isso, fala mais alto.
  • Aumentar o volume da música, do celular ou da televisão, para tentar ouvir melhor;
  • Pedir às outras pessoas para falarem mais alto ou repetirem informações;
  • Sensação de que os sons estão mais distantes, sendo menos intensos do que antes

O diagnóstico da hipoacusia é feito por um fonoaudiólogo ou pelo otorrinolaringologista através de exames de audição como audiometria, que tem como objetivo avaliar a capacidade da pessoa ouvir os sons e saber o que ouviu, o que ajuda a identificar qual o grau da perda auditiva. Saiba para que serve a audiometria.

O que é hipoacusia, principais causas e tratamento

Possíveis causas da hipoacusia

Quando é feito o diagnóstico, o otorrinolaringologista consegue saber qual o motivo da hipoacusia, que pode acontecer devido a várias causas, sendo as mais comuns:

1.  Acumulação de cera

O acúmulo de cera pode levar à hipoacusia uma vez que o ouvido fica tapado e o som tem dificuldade em chegar ao cérebro para ser interpretado, existindo uma necessidade da pessoa falar mais alto ou aumentar o volume dos sons.

2.  Envelhecimento

A hipoacusia pode estar associada ao envelhecimento devido à diminuição da velocidade com que o som é percebido, o que faz com que a pessoa comece a ter dificuldade em ouvir sons no mesmo volume do que antes, necessitando de o aumentar.

Porém, a diminuição auditiva associada ao envelhecimento está também ligada a outras causas como a exposição da pessoa durante vários anos ao ruído ou o uso de remédios no ouvido, como antibióticos.

 

O que é hipoacusia, principais causas e tratamento

3.  Ambientes com muito ruído

A exposição a ambientes com muito ruído durante vários anos, por exemplo, em fábricas ou shows, podem levar à hipoacusia, uma vez que pode provocar traumas no ouvido interno. Quanto maior for o volume ou a exposição ao ruído, maior será a probabilidade de uma diminuição grave da audição.

4.  Genética

A diminuição da audição pode estar associada à genética, ou seja, se na família existirem outras pessoas com este problema, a probabilidade de hipoacusia aumenta, o que pode acontecer devido a malformações da orelha que sejam hereditárias.

5.  Infecções no ouvido médio

As infecções no ouvido médio, como a otite, podem provocar hipoacusia uma vez que o ouvido médio pode ficar inchado, dificultando a passagem do som e dando uma sensação de diminuição auditiva.

Além da hipoacusia, a pessoa apresenta outros sintomas como febre ou presença de líquido do ouvido. Entenda o que é a otite média, quais os sintomas e tratamento.

O que é hipoacusia, principais causas e tratamento

6.  Síndrome de Ménière

A diminuição auditiva pode estar associada à síndrome de Ménière porque os canais do ouvido interno ficam entupidos com um líquido, não permitindo a passagem dos sons.

Além da diminuição da audição, a doença tem outros sintomas como episódios de vertigens e zumbido. Conheça o que é a síndrome de Ménière, sintomas, causas e tratamento.

Como é feito o tratamento

O tratamento da hipoacusia deve ser feito pelo otorrinolaringologista de acordo com a causa da hipoacusia, gravidade e capacidade auditiva da pessoa. Nos casos mais simples pode ser apenas indicada a realização da lavagem do ouvido, para retirar a cera acumulada,  ou a colocação de um aparelho auditivo para recuperar a audição perdida.

Além disso, em alguns casos, quando a lesão se encontra no ouvido médio, pode ser feita uma cirurgia ao ouvido, para melhorar a capacidade auditiva. No entanto, pode não ser possível tratar a hipoacusia, tendo a pessoa que se adaptar à diminuição da audição. Conheça os tratamentos para a diminuição da audição.

Esta informação foi útil?

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto: