Hérnia hiatal por deslizamento: o que é, sintomas e tratamento.

A hérnia hiatal por deslizamento, também chamada de hérnia de hiato tipo I, é uma condição que ocorre quando uma parte do estômago passa através do hiato, que é uma abertura no diafragma. Este processo faz com que o conteúdo do estômago, como alimentos e suco gástrico, retorne para o esôfago dando a sensação de queimação e provocando azia, dor de estômago e refluxo.

Este tipo de hérnia pode chegar a um tamanho de 1,5 a 2,5 cm de diâmetro e é diagnosticada por um médico gastroenterologista por meio da realização de exames como endoscopia digestiva alta ou phmetria esofagiana.

O tratamento para este problema de saúde, geralmente, é feito através do uso de medicamentos, como protetores gástricos e antiácidos, e mudanças de hábitos, como evitar tomar bebidas alcoólicas e comer alimentos picantes, sendo que, em alguns casos, é indicada a cirurgia.

O que é hérnia hiatal por deslizamento, sintomas e tratamento

Os sintomas da hérnia hiatal por deslizamento acontecem devido ao retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, sendo os principais:

  • Queimação no estômago;
  • Dor de estômago; 
  • Dor para engolir;
  • Rouquidão;
  • Arrotos constantes;
  • Náuseas;
  • Regurgitação.

A maioria das pessoas que têm hérnia hiatal por deslizamento também desenvolvem refluxo gastroesofágico, por isso, para confirmação do diagnóstico, é necessário consultar um gastroenterologista que poderá recomendar alguns exames como raio-x de tórax, manometria esofagiana ou endoscopia digestiva alta. 

A causa exata da hérnia hiatal por deslizamento não é bem estabelecida, no entanto, o surgimento desta condição está relacionada com o afrouxamento da musculatura entre abdome e tórax devido ao aumento de pressão entre eles, podendo estar associada a fatores genéticos, tosse crônica pelo uso de cigarro, obesidade e gravidez.

Alguns exercícios físicos, que exigem elevação de peso e determinados tipos de traumas físicos, podem provocar aumento da pressão na região do estômago e esôfago e também podem levar ao surgimento de hérnia hiatal por deslizamento. 

O tratamento para hérnia hiatal por deslizamento é indicado por um médico gastroenterologista e consiste no uso de medicamentos que melhoram a motilidade do estômago, reduzem a produção de suco gástrico e protegem a parede do estômago.

Assim como no refluxo gastroesofágico, alguns hábitos do dia-a-dia podem ser feitos para aliviar os sintomas deste tipo de hérnia como, por exemplo, não ficar muito tempo em jejum, comer frutas, fazer refeições em porções menores, evitar se deitar logo após o jantar e evitar consumir alimentos gordurosos e ricos em cafeína. Veja mais sobre a dieta para refluxo gastroesofágico.

A cirurgia de correção deste tipo de hérnia não é indicada em todos os casos, sendo recomendada apenas em situações em que o refluxo provoca inflamação grave no esôfago e que não melhora com tratamento com dieta e remédios.

As medidas para prevenir que uma pessoa desenvolva hérnia hiatal por deslizamento são parecidas com as recomendações para o alívio dos sintomas de doença do refluxo e se baseiam na redução do consumo de alimentos com alto teor de gordura e açúcar, assim como, diminuir a quantidade do uso de bebidas alcoólicas e com cafeína. Em casos mais graves pode ser necessário recorrer a cirurgia.

FONTE:

Link Fonte
Autor:
Dominio fonte: www.tuasaude.com
Data – 2020-12-31 03:43:58

[BL]MP3, iPod, celulares, notebooks, cameras [/BL]

Compare Preços de: MP3, iPod, celulares, notebooks, cameras no Buscapé.

Compartilhar