O que é Zen?

Zen é um nome japonês da tradição Chan que surgiu na China e junta as suas origens ao Budismo. A pratica do Zen é um tipo de meditação contemplativa que visa levar aquele que pratica a uma experiência direta da realidade. O termo zen também é muito utilizado por pessoas que procuram levar uma vida tranquila, não necessariamente que sejam adeptas ao budismo, mas que procuram evitar problemas e manter sempre a mente tranquila.

Zazen (meditação zen)

Dentro da prática zen-budista, o zazen é a forma principal de meditação. “za” significa sentar-se; “zen” refere-se a um estado de meditação profunda e sutil.

É muito difícil explicar o que é zazen com palavras: a única forma de entender é praticar.

E não é preciso meditar por longas horas ou em um templo.

Poucos minutos são suficientes. Vamos começar?

 

Aplicativos para ajudar você a relaxar e meditar em casa!

 

Você sabia que a meditação, quando feita regularmente, é capaz de aumentar a massa cinzenta do cérebro – região responsável pela aprendizagem e memória?

Pensando nisso, separamos aplicativos que ajudarão você a aderir essa prática e, com certeza, aprender com mais facilidade e não esquecer aquele nome importante. Combinado?

Sattva

O aplicativo gratuito tem meditações guiadas onde você pode conferir seu humor antes de começar a meditação e depois de terminá-la. Além disso seu grande diferencial é o temporizador de meditação. Ele também monitora os batimentos cardíacos, tem músicas relaxantes, insights para o seu dia e troféus conforme seu desempenho. Disponível gratuitamente para Android e iOS.

Medite.se

Feito por brasileiros, o Medite.se é narrado por Tadashi Kadomoto, terapeuta que faz treinamentos comportamentais no instituto que leva seu nome. Na introdução, o aplicativo diz que o objetivo do Medite.se é desmistificar a meditação. E funciona: o aplicativo tem visual bem simples, dividido por seções. Também é possível baixar os áudios para ouvi-los offline. No geral, o Medite.se é uma ótima opção para quem quer aprender a meditar gratuitamente. Está disponível para Android e iOS.

Ferramenta Meditação Momento

O aplicativo reúne mantras indianos e budistas que podem fazer parte da sua aula de yoga, te ajudar a meditar e até mesmo a pegar no sono e dormir melhor. Disponível gratuitamente para Android.

Vivo Meditação

É um aplicativo da operadora Vivo que ensina a meditar. As sessões são guiadas por Satyanatha (nome monástico do brasileiro Davi Murbach), que foi monge por sete anos em Kauai Aadheenam, um monastério indiano. O aplicativo tem mais de mil meditações exclusivas. O Vivo Meditação oferece um período de degustação de sete dias, mas só a parte de Fundamentos está liberada. Ele está disponível para Android e iOS.

Smiling Mind

O aplicativo desenvolvido por uma equipe de psicólogos inclui 6 programas de meditação dividido por faixa etária, a partir dos 7 anos. Indicando um tipo de meditação recomendada para a idade escolhida. Disponível para Android e iOS.

Zen

Outra alternativa é o Zen, que tem áudios disponíveis em inglês, espanhol e português.Há mais de 50 sessões, com versões que dão a opção de incluir ou não música de fundo.

Há mantras hinduístas, sons da natureza em 3D, melodias de piano para ajudar na concentração e outros. Várias opções de sons diferentes de várias durações.O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Preparar um ambiente tranquilo e aconchegante ajuda na prática da meditação.

 

Benefícios da prática da meditação

Dentre os diversos benefícios já observados em praticantes da meditação, é importante destacar a grande influência em mudanças comportamentais: estudos mostram que a meditação também pode auxiliar na diminuição de pensamentos distrativos e negativos, na melhora da atenção, na saúde física e na qualidade das relações familiares e profissionais.

Muito além de um mergulho profundo em si mesmo e uma percepção mais holística da vida, temos como benefícios:

  • aumento da imunidade ( em tempos de COVID-19 parece bem interessante não é mesmo?);
  • redução dos níveis de estresse;
  • aumento da capacidade de concentração;
  • aumento da capacidade de memorização;
  • desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático;
  • desenvolvimento da criatividade;
  • redução significativa da violência;
  • equilíbrio do campo emocional;
  • redução da dor crônica;
  • redução da ansiedade generalizada.

 

 

[BL]games, PS2, PS3, Nintendo, Wii, iPod[/BL]

Compare Preços de: games, PS2, PS3, Nintendo, Wii, iPod no Buscapé.