Desenvolvimento do bebê – 38 semanas de gestação.

Semana de gestação: 38 semanas

Equivale ao mês: 3ª semana do 9º mês

Equivale aos dias: 260 a 266 dias de gestação

Na 38ª semana de gestação, os pulmões do bebê já estão mais preparados para a primeira respiração após o nascimento. O lanugo e a vérnix caseosa que cobrem a pele do bebê já estão praticamente desaparecidos e os ossos estão formados, mas continuarão crescendo durante a infância e adolescência.

Durante essa semana da gestação, a mulher pode continuar a ter os sintomas de contrações de Braxton-Hicks ou inchaço nas mãos ou nos pés. Além disso, pode apresentar vontade frequente de urinar ou incontinência urinária devido ao peso do útero sobre a bexiga.

Desenvolvimento do bebê - 38 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê

Na 38ª semana da gestação, o lanugo, que é uma fina camada de pelos que cobre a pele do bebê, está praticamente desaparecida, assim como a vérnix caseosa. Os pulmões já estão mais preparados para a primeira respiração depois de nascer, e conforme o momento do parto se aproxima, os níveis hormonais do bebê aumentam, ajudando a manter a pressão arterial e os níveis de glicose após o nascimento.

O tônus muscular do bebê está desenvolvido, e os ossos estão formados, mas continuarão crescendo durante a infância e adolescência. Os olhos do bebê podem ter uma cor cinza-azulada, no entanto os olhos podem levar até um ano para atingir a cor definitiva. 

Tamanho do bebê

O tamanho do feto com 38 semanas de gestação é de cerca de 49.3 centímetros medidos da cabeça aos pés e cerca de 34.6 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de um ruibarbo. 

Mudanças no corpo da mulher

Na 38ª semana de gravidez, a mulher pode continuar a ter sintomas como dificuldade para dormir ou insônia, ou inchaço nas pernas ou nos pés. Confira outros sintomas que podem ocorrer no final da gravidez e o que fazer.

Nesta semana da gestação, a mulher também pode continuar a ter as contrações de Braxton-Hicks, mas se as contrações ocorrem num certo padrão de tempo, a cada 40 minutos ou a cada 30 minutos, é recomendado entrar em contato com o médico e ir para o hospital, pois a hora do bebê nascer pode estar próxima. No entanto, e a mulher ainda não sentiu nenhuma contração, não se deve preocupar, porque o bebê pode esperar até às 40 semanas para nascer.

Além disso, a mulher pode ter vontade de urinar frequente ou em alguns casos incontinência urinária, devido ao peso do útero sobre a bexiga. No entanto, a perda de urina é normal, mas a mulher deve estar atenta para não confundir com o rompimento da bolsa, em que ocorre saída de líquido transparente ou amarelado pela vagina, porém sem cheiro e de forma constante. Veja como saber se a bolsa estourou e o que fazer.

Cuidados durante a 38ª semana

Na 38ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como: 

  • Dificuldade para dormir ou insônia: dormir com um travesseiro entre as pernas e deitada de lado ou em uma posição que a mulher se sinta confortável ajudam a reduzir o desconforto que dificulta o sono. Além disso, é importante criar uma rotina de sono e um ambiente calmo e confortável para dormir, e evitar dormir durante o dia para não atrapalhar o sono noturno;
  • Contrações de Braxton-Hicks: beber um copo de água, fazer exercícios de relaxamento ou de respiração profunda, ou tomar um banho morno por até 30 minutos, podem ajudar a aliviar o desconforto das contrações. Além disso, é recomendado movimentar o corpo, mudando de posição, fazendo uma leve caminhada, ou descansar se a mulher estava muito ativa quando as contrações iniciaram. No entanto se a contração for forte, muito frequente ou acompanhada de outros sintomas como dor nas costas, sangramento vaginal ou corrimento líquido, deve-se procurar ajuda médica imediatamente, pois a mulher pode ter entrado em trabalho de parto.  Saiba identificar os sinais de trabalho de parto;
  • Inchaço nas pernas ou nos pés: não ficar muito tempo de pé, e colocar os pés mais altos que o corpo, apoiando os pés quando precisar sentar, ajudam a melhorar a circulação sanguínea das pernas e ajuda a evitar o inchaço nas pernas ou nos pés. Além disso, praticar exercício físico regular, como caminhada ou natação, conforme orientado pelo médico, podem ajudar a diminuir esse desconforto. No entanto, se o inchaço não melhorar, começar de forma repentina ou apresentar inchaço nas mãos e no rosto, deve-se procurar ajuda médica imediatamente, pois pode ser sinal de pré-eclâmpsia. Saiba mais sobre pré-eclâmpsia e como é feito o tratamento;
  • Vontade frequente de urinar: não prender a urina, pois deixar a urina retida na bexiga pode aumentar o risco de infecção urinária. Além disso, apesar do aumento da frequência urinária devido ao peso do útero sobre a bexiga, a mulher não deve reduzir a ingestão de água pois a desidratação aumenta o risco de parto prematuro. 

Durante toda a gestação, é importante seguir as recomendações médicas, realizar as consultas pré-natais, e continuar tomando o ácido fólico ou suplementos e fazer atividades físicas recomendados pelo obstetra, pois permitem controlar melhor o peso, melhorar a qualidade do sono e fortalecer a musculatura. 

Além disso, deve-se beber pelo menos 8 copos de água por dia e fazer uma alimentação nutritiva e balanceada, incluindo frutas, verduras e legumes frescos, para garantir o fornecimento de nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê e ajudar a controlar o aumento do peso durante a gravidez. Veja como deve ser a alimentação na gravidez.

Principais exames

Na 38ª semana da gestação, a mulher deve fazer outra consulta pré-natal para que o obstetra possa avaliar a pressão arterial da mulher, o peso, a altura do útero, a posição do bebê, os batimentos cardíacos e movimentos do feto, por exemplo. Entenda melhor como é feito o pré-natal. 

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

FONTE:

Link Fonte
Autor:
Dominio fonte: www.tuasaude.com
Data – 2021-09-14 05:46:05

[BL]MP3, iPod, celulares, notebooks, cameras [/BL]

Compare Preços de: MP3, iPod, celulares, notebooks, cameras no Buscapé.

Compartilhar