Deputados iniciam votação para escolha do próximo presidente da Câmara

Deputados iniciam votação para escolha do próximo presidente da Câmara.



BRASÍLIA (Reuters) – A Câmara dos Deputados iniciou na noite desta segunda-feira o processo de votação para a escolha do presidente da Casa para os próximos dois anos.

A disputa ocorrerá em torno de dois principais candidatos: o do governo, Arthur Lira (PP-AL), que conta com o suporte de 11 partidos, e Baleia Rossi (MDB-SP), candidatura patrocinada pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e apoiada por 10 partidos.

Para vencer em primeiro turno, o candidato precisa do apoio da maioria absoluta dos votos, o que singifica 257 votos. Caso isso não ocorra, haverá segundo turno. Para ser eleito em segundo turno, o postulante precisa da maioria simples dos votos.

Lira é o favorito à vitória, enquanto Baleia, que sofreu o recente revés do desembarque do DEM de sua frente de apoio, luta para forçar um segundo turno.

O grande número de candidatos –além de Lira e Baleia outros seis estão concorrendo– pode pulverizar os votos e aumentar as chances de um segundo turno.

Só após a definição do presidente é que serão apurados os votos aos demais integrantes da Mesa, ainda que os deputados votem em todos os cargos de uma só vez.

A votação é secreta e ocorrerá pelo sistema eletrônico, mas foi exigida a presença física dos deputados. Por conta da pandemia, foram instaladas cabines fora do plenário da Câmara.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1101G-BASEIMAGE

FONTE:

Link Fonte
Autor: Reuters
Dominio fonte: ricmais.com.br
Data – 2021-02-01 22:00:05