O primeiro Plano Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Plamupir) foi criado em Curitiba. Segundo a Prefeitura, o objetivo é implementar e adotar políticas públicas que possibilitem à população negra, indígena e cigana curitibana o atendimento de necessidades específicas, no período de quatro anos.

O documento, de acordo com a administração municipal, foi criado em colaboração com a população, por meio de uma consulta pública. Em 2018, Curitiba entrou no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) para fortalecer o enfrentamento ao racismo e promover a igualdade. Já em 2019, o programa de consultas públicas da Prefeitura, o Fala Curitiba, passou a contar com opções para a população indicar o uso de recursos do orçamento municipal para a implementação das políticas de igualdade étnico-racial na cidade.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a Assessoria da Promoção da Igualdade Étnico-Racial da cidade criou um calendário oficial para celebrar e destacar datas importantes, como o Dia Nacional do Cigano; os 10 anos do Estatuto Nacional da Igualdade Racial; o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha; o Dia Internacional das Religiões; e o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa. Além disso, ações de mobilização pelo Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro, cresceram em número de atividades, eventos culturais, palestras, e ações de combate ao racismo. A administração municipal informa que, nos últimos quatro anos, a cidade avançou nas ações de promoção da igualdade étnico-racial.

Reportagem: Fernanda Scholze



Source link

FONTE:

Link Fonte
Autor: Band News Curitiba – 96,3 FM
Dominio fonte: bandnewsfmcuritiba.com
2020-12-28 11:37:34
Data – 2020-12-28 11:37:34

[BL]games, PS2, PS3, Nintendo, Wii, iPod[/BL]

Compare Preços de: games, PS2, PS3, Nintendo, Wii, iPod no Buscapé.

Compartilhar