O paciente poderá ligar para a central (41) 3350-9000, para receber orientações. – Foto: Ricardo Marajó/FAS

Coriza, tosse, espirros… Os sintomas respiratórios são comuns a várias doenças, confundem e nem sempre indicam infecção pelo novo coronavírus. Com a pandemia da covid-19, é importante ficar atento aos sinais de alarme, para buscar, no momento correto, o local indicado para atendimento de saúde.

De forma geral, as autoridades de saúde recomendam que todos que tenham sintomas respiratórios leves pratiquem o auto isolamento domiciliar por 14 dias. Nestes casos, não é necessário buscar atendimento de saúde.

O paciente poderá ligar para a central (41) 3350-9000 para receber orientações. Pela central, caso seja necessário, ele será direcionado para uma vídeoconsulta médica ou para um atendimento presencial especificamente em uma das unidades da rede municipal, que está atendendo com fluxo especial para pacientes com suspeita da covid-19.

Busque ajuda

Se os sintomas, porém, forem mais graves – sendo os sinais de alerta febre e/ou falta de ar – está na hora de buscar ajuda.

Nestes casos, para os usuários da rede privada, a orientação é procurar um pronto-atendimento particular. Já os usuários de convênio de saúde devem buscar, na operadora do seu plano, a orientação da unidade indicada para o atendimento.

Para os usuários da rede SUS, em Curitiba, a orientação, em caso de sintomas graves, é procurar uma das 74 unidades de saúde ou nove UPAs.

“É importante que todos sigam esses fluxos propostos, pois assim diminuem as chances de exposição desnecessária ao novo coronavírus, ao mesmo tempo em que se torna mais ágil e eficiente o sistema de saúde, tanto público, como particular, para atender pacientes mais graves, no momento correto”, explica a superintendente de Gestão da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Flávia Quadros. (via assessoria)



Source link

[BL]DVD, MP3, LCD, Plasma, HDTV, Home Theater [/BL]

Compare Preços de: DVD, MP3, LCD, Plasma, HDTV, Home Theater no Buscapé.

Compartilhar