Com modelo híbrido, Alep permite até 27 deputados em regime presencial


(Foto: Josette Leprevost/Alep)

Com o retorno aos trabalhos legislativos convocado pelo governo do Paraná, os deputados inauguraram, nesta semana, um sistema deliberativo que permite a realização de discussões e votações em um modelo híbrido.

Devido à emergência sanitária causada pela pandemia do coronavírus, a Assembleia Legislativa passou nove meses trabalhando quase exclusivamente de forma virtual. Apenas integrantes da Mesa Executiva e líderes de bancada participavam das discussões presencialmente, enquanto os demais deputados discutiam e votavam de casa.

A diferença do atual Sistema de Deliberação Misto para o modelo adotado de março até dezembro de 2020, é que agora até 27 deputados poderão participar das sessões plenárias de forma presencial. Na sessão de ontem (11), quando o parlamento discutiu a volta às aulas e alterações na instalação do modelo cívico-militar em escolas paranaenses, além da Mesa Executiva, dois deputados optaram por participar da votação presencialmente.

Como os deputados foram convocados às pressas, de forma extraordinária, muitos não estavam em Curitiba. No entanto, a partir do dia 1º de fevereiro, quando o calendário legislativo tem início, a expectativa é de que um número maior de deputados opte pelo regime presencial, até chegar ao limite de 27 parlamentares.

De acordo com a Alep, o Sistema de Deliberação Misto é um teste para a retomada gradual da normalidade, visando o pós-pandemia no momento em que o Paraná esteja vacinado e imunizado contra a covid-19. O modelo é adotado tanto no Plenário quanto nas Comissões. A entrada no prédio do Centro Cívico continua restrita a deputados e servidores.

O protocolo sanitário obrigatório prevê o uso constante de máscara, distanciamento mínimo de um metro, higienização constante das mãos e aferição da temperatura corporal para acessar as instalações.

Reportagem: Angelo Sfair



Source link

FONTE:

Link Fonte
Autor: Band News Curitiba – 96,3 FM
Dominio fonte: bandnewsfmcuritiba.com
2021-01-12 15:07:16
Data – 2021-01-12 15:07:16