Campo de Santana ganha binário de trânsito e ciclofaixas


A partir das 15h desta quinta-feira (14), as ruas Lucas Carvalho e Iracema Gonsalves Carvalho, no bairro Campo de Santana, passam a funcionar em sentido único para o tráfego de veículos. É o mais novo binário de trânsito da cidade, que nas próximas duas semanas ganhará também ciclofaixas. Ao todo, na região serão novos três quilômetros e meio para quem se desloca com bicicleta – previstos no Plano de Estrutura Cicloviária da Prefeitura e que está sendo expandido para os bairros.

Com extensão de 1.250 metros em cada sentido, o binário do Campo de Santana compreende o trecho entre o Parque Linear do Rio Barigui (Rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho) e a rotatória Rio Bonito.

Segundo a Prefeitura, o binário do Campo de Santana, com sentidos únicos opostos, organiza melhor o tráfego e proporciona mais segurança em ruas de pista dupla com canteiro central, por conta da melhor visibilidade.

A partir da implantação do binário, na quinta-feira (14), a Rua Lucas Carvalho terá sentido único da rotatória em direção ao parque. Já o motorista que acessar a Rua Iracema Gonsalves Carvalho – paralela à Lucas Carvalho – poderá seguir somente em direção à rotatória.

A nova sinalização – horizontal (pintura) e vertical (placas) – começa a ser implantada por equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) nos próximos dias, antes do início do funcionamento do binário. Na quinta-feira, agentes de trânsito estarão no local a partir das 8h e continuam presentes para as devidas orientações aos motoristas ao longo de todo o dia. Em caso de chuva, a implantação do binário será adiada.

De acordo com a Prefeitura, tão logo seja implantado o binário de trânsito, a Setran dará seguimento à instalação de uma nova estrutura cicloviária que deve ser concluída até o fim do mês. Todo o binário – com a sua continuação – ganhará ciclofaixas, que farão a ligação com a estrutura cicloviária sobre a calçada já existente na Rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho, que ladeia o Parque Linear do Rio Barigui.

Pelo binário, as ciclofaixas unidirecionais serão implantadas nas duas vias, no mesmo sentido dos carros, rentes ao canteiro e separadas dos demais veículos por tachões na pista.

Depois do binário (e da rotatória), a nova estrutura cicloviária continuará pela Rua Lucas de Carvalho até a Estrada Delegado Bruno de Almeida, trecho de mais um quilômetro onde haverá uma ciclofaixa bidirecional.

Redação com assessoria

FONTE:

Link Fonte
Autor: CBN
Dominio fonte: cbncuritiba.com
2021-01-12 17:48:37
Data – 2021-01-12 17:48:37