Assembleia retoma sessões parcialmente presenciais


Assembleia retoma sessões parcialmente presenciais
Foto: Dálie Felberg/Alep

Depois de nove meses com os debates e votações sendo realizados exclusivamente por meio remoto, parte dos deputados estaduais voltou a ocupar o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (11). Pela primeira vez, foi utilizado o Sistema de Deliberação Misto para a realização tanto da sessão plenária como da reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). As atividades legislativas foram retomadas por convocação extraordinária a pedido do governador Ratinho Junior, para análise do projeto de lei 01/2021.

A modalidade que permite tanto a participação presencial como a utilização da tecnológica para participar das sessões e das reuniões de comissões foi aprovada no fim do ano passado como medida excepcional para viabilizar a manutenção das atividades legislativas durante a pandemia do novo coronavírus.

Até 27 deputados presentes

A principal diferença para o modelo utilizado no ano passado é a liberação para que, no máximo, 27 deputados possam participar da sessão plenária de forma presencial. Em plenário nesta segunda-feira, além da Mesa Executiva, estavam a deputada Maria Victoria (PP) e Douglas Fabrício (CDN).

O presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), ressaltou que por se tratar de uma convocação extraordinária muitos deputados ainda não conseguiram retornar as atividades presenciais. A grande maioria está no interior e não veio ao Plenário. Segundo Traiano, a partir do dia 1º de fevereiro, até 27 deputados poderão estar no Plenário.

Com a nova resolução também voltam a ser realizadas as reuniões de Comissões, também seguindo o sistema misto. Antes, as Comissões estavam deliberando durante as sessões plenárias. A primeira a se reunir foi a Comissão de Constituição e Justiça.

Acesso controlado

Mesmo com a utilização de um sistema misto para deliberações, o acesso às instalações da Assembleia Legislativa do Paraná permanece controlado. Apenas parlamentares e servidores autorizados tem a entrada liberada depois da aferição da temperatura. A utilização de máscara é obrigatória, assim como o distanciamento de no mínimo um metro entre os presentes, e há álcool em gel disponível para higienização em todos os ambientes. 

Repórter Lucian Pichetti


MON reabre com duas exposições inéditas

FONTE:

Link Fonte
Autor: CBN
Dominio fonte: cbncuritiba.com
2021-01-12 08:43:15
Data – 2021-01-12 08:43:15