Arte para crianças online e gratuita. Veja como aproveitar –

Arte para crianças online e gratuita. Veja como aproveitar -.


Little Feelings. Divulgação

A “Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças” traz atrações artísticas do mundo para Curitiba todos os anos. Mas agora, nesta 5ª edição, entre 8 e 17 de janeiro de 2021, no entanto, se trata apenas de trazer, mas de conectar: a arte, artistas e crianças – e do mundo todo.

São 40 atrações de diversas linguagens de arte, apresentadas em ambiente digital, com artistas de 21 países. Há atrações gravadas em vídeo, algumas produzidas especialmente para a Mostra, que ficarão disponíveis durante todo período do evento. Além disso, serão realizados quatro encontros ao vivo, entre 11 e 14 de janeiro. Uma atração à parte são as playlists de música, com seleções feitas por crianças e artistas para crianças pequenas, pré-adolescentes, adolescentes e para a família toda.

Todo o evento é gratuito, traduzido para português e inglês e acessível a surdos e pessoas com deficiência auditiva (Língua Brasileira de Sinais).

A programação pode ser acessada no site da Mostra e desde o dia 4 o acesso à plataforma está disponível para o público poder conhecer em detalhes a programação, destacar seus favoritos e se organizar, para aproveitar ao máximo a experiência.

Uma mostra de arte cada vez mais autêntica, diz a produtora do evento

“Nesses quatro anos a Mostra Espetacular tem ganhado corpo. O entendimento sobre o que estamos cultivando a cada edição vai se revelando ano após ano, a cada passo. Vamos transpondo obstáculos e é incrível a força que as coisas têm quando elas precisam acontecer. A Mostra está cada vez mais autêntica e única”, celebra a produtora Michele Menezes, que é diretora artística e também assina a curadoria ao lado de Bebe de Soares, da Alemanha.

São inúmeras pessoas, grupos artísticos, agitadores culturais, que emprestam talento e força de vontade para este encontro. Somados ao público, que abraça com carinho tudo que é proposto, criou-se uma comunidade de pessoas que ampara e cultiva a existência deste projeto com as duas mãos. “Hoje a Mostra Espetacular é uma criança de cinco anos, linda, artista, faladeira e entendemos que deveríamos aproveitar este ano atípico para transpor as barreiras geográficas, conectando crianças e artistas do mundo todo – o que não seria possível em uma edição presencial”, completa Michele, idealizadora do projeto.

“Buscamos ideias e ações artísticas e formativas que demonstrem uma utilização do ambiente virtual de forma diferenciada e que promovam reflexões importantes, além de projetos que proponham um componente offline ao público, algo digital que provoque algo real”, completa Bebe.

Um convite a experiências que ficarão na memória

Por um lado, aquela forte experiência das artes vivas fica um pouco comprometida neste momento que vivemos. Mas, como em toda e a cada edição, também neste começo de década, a Mostra convida as pessoas a estarem juntas e a viverem experiências que ficarão na memória. Afinal, este é o DNA da Mostra Espetacular e isso não vai mudar nessa edição. Muito pelo contrário: o isolamento vai tornar essa vivência ainda mais marcante.

História – A Mostra Espetacular é um dos eventos artísticos para crianças mais importantes do Brasil. Nasceu em 2015, é realizada pela Pró Cult (produtora curitibana) e integra a FIBRA (Rede de Festivais Internacionais Brasileiros para Crianças e Jovens), que reúne os maiores festivais internacionais para este público do país. Esta edição está sendo realizada com o apoio do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com Incentivo da Celepar e da Maternidade Santa Brígida.

 

Leia também: Phoebe Dynevor, de ‘Bridgerton’, diz que cenas de sexo eram coreografadas

 

FONTE:

Link Fonte
Autor: Martha Feldens
Dominio fonte: paranaportal.uol.com.br
Data – 2021-01-13 10:43:14