Segundo especialistas, médicos e nutricionistas, a principal
orientação da data é fazer com que as pessoas, cada vez mais, optem por
consumir menos alimentos processados e mais opções naturais, como: frutas,
verduras, legumes, feijões e grãos integrais. Além, é claro, do incentivo à
prática de exercícios físicos, que contribui para a saúde da população.

1 – Ovos: ricos em
proteínas, gorduras saudáveis e contêm poucas calorias.

2 – Folhas
verdes
: são ricas em fibras que ajudam a limpar o organismo e a melhorar o
funcionamento do intestino. Além disso, possuem poucas calorias e carboidratos,
sendo ótimas opções nutritivas. Opte por: alface, espinafre, couve, acelgas,
entre outras folhas verdes.

3 – Frutas
vermelhas e roxas:
são antioxidantes e ricas em vitaminas. Os seus
nutrientes ainda colaboram para a diminuição do açúcar no sangue e para a
redução do colesterol ruim. Dê preferência a: ameixas, uvas, jabuticabas, entre
outras opções.

4 – Frutas
amarelas e alaranjadas:
opções como laranja, banana, melão e pera são
ricas em antioxidantes que colaboram para a saúde do corpo e para as funções do
organismo. Além disso, possuem zeaxantina, luteína e caratenóides que ajudam a reforçar a proteção do
sistema imunológico.

5 – Soja e derivados: fonte de proteína, a soja e seus derivados favorecem
a sensação de saciedade, contribuindo para o emagrecimento. Além disso, são
livres de gorduras saturadas e de colesterol ruim.

6 – Sementes oleaginosas: as amêndoas, castanhas-do-pará e outras opções,
consumidas de maneira equilibrada, contribuem para a queima de gordura. E, por
terem proteínas, fibras, ferro, cálcio e gorduras boas, são opções para uma
dieta saudável.

7 –
Feijões e grão de bico:
são ricos em faseolamina, proteína capaz de
inibir a absorção e digestão de açúcares e carboidratos no corpo.

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