O bairro do sítio cercado cresceu tanto que quem mora na região não precisa se deslocar para desfrutar dos serviços que precisa.

 

Créditos: Pixabay

O bairro Sítio Cercado está localizado na região sul de Curitiba no estado do Paraná e vem
apresentando um vertiginoso crescimento ao longo dos anos na capital. Sua dinâmica de
expansão segue o fluxo natural de desafogamento dos grandes centros urbanos numa
tendência de ocupação das regiões periféricas das capitais.

Esse movimento, já observado nos grandes aglomerados brasileiros, ganhou força na maioria das capitais na tentativa de oferecer uma melhor qualidade de vida às pessoas que muitas vezes não encontram oportunidade de morar nos bairros mais centrais seja pela grande concentração populacional ou pelos altos valores dos empreendimentos.

Em Curitiba não podia ser diferente e essa movimentação tem abrangido terras e construções em bairros como o Sítio Cercado, considerado hoje como um dos mais populosos da capital. O crescimento imobiliário da região está muito atrelado à expansão do comércio e dos serviços da região que representam hoje grande parte do interesse das pessoas em se mudarem para lá.

Para quem está em busca de casas para alugar no Sítio Cercado e tem dúvidas sobre as
reais vantagens de escolher, nós vamos te ajudar a entender a importância desse bairro para a capital e as oportunidades e vantagens em estabelecer moradia.

Origem

Como marco histórico, o bairro conta com uma cruz de madeira instalada na Praça José Soares Grobe. A origem do bairro remonta a década de 40 e a existência de um sítio cercado por três arroios pertencentes a Laurindo Ferreira de Andrade que dividiu a propriedade entre seus familiares, incluindo Isaac Ferreira da Cruz. Este por sua vez hoje dá nome à principal avenida da região e que concentra grande parte do comércio local.

Estas porções depois foram transformadas em plantações, essas terras foram loteadas e
vendidas. As propriedades ao longo dos anos foram se modernizando, passando de pai para filho até se transformarem no que se conhece hoje. A atual configuração nos aponta o bairro como o segundo mais populoso de Curitiba perdendo apenas para a Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

De caráter predominantemente horizontal, o bairro é caracteristicamente marcado por um
comércio de rua latente que movimenta a economia local. Vale lembrar ainda que grande parte desses estabelecimentos são administrados por moradores que desenvolveram seus negócios ao lado de suas casas. O bairro hoje conta com um dos principais e maiores pontos de lazer da cidade, o Parque Iguaçu, responsável por abrigar o Zoológico de Curitiba. Ainda como atrativos do parque, os moradores também podem desfrutar de áreas de prática de esportes e atividades náuticas e bosques de mata nativa.

Comércio e transporte
Falar na expansão imobiliária do bairro do sítio cercado remete uma análise do crescimento
comercial da região e da preferência de algumas pessoas em economizar no preço da moradia. A ocupação da região ao longo dos anos fez com que o comércio se desenvolvesse e passasse a oferecer uma gama de serviços para dar conta de uma demanda que só aumentava. A regularização de áreas, antes não reconhecidas pelo poder público e a atenção da administração municipal às necessidades da população impulsionou o desenvolvimento, fomentando a economia local que aumentou a movimentação das pessoas.
A necessidade de mão de obra desencadeou um fluxo de trabalhadores que passaram a fixar residência na região. Isso também se reafirmou com a alimentação de linhas de transporte que passaram a cobrir o bairro e geraram a construção de um terminal de transporte urbano responsável por um grande fluxo de usuários. Esse sistema de transporte interligado às principais regiões da capital e integrado aos outros terminais da cidade impulsionado por novas vias de acesso facilitou a instalação das pessoas e despertou o interesse daqueles que buscam apartamentos para alugar no Sítio Cercado. Além disso há destacar a presença do Shopping Popular que movimenta a economia local.

Vantagens
As vantagens são reais pois o valor das locações e do metro quadrado nas regiões periféricas são menores e os subsídios para compra de imóveis também são mais atraentes. As facilidades e a vida econômica da região facilitaram a tomada de decisões daqueles que pretendiam estabelecer moradia no bairro. Os moradores não precisam se deslocar para outros locais pois grande parte dos serviços e necessidades podem ser encontrados no próprio bairro.
Especialistas apontam que o bairro cresceu tanto que hoje ele possui uma dinâmica própria e um ritmo de vida quase independente da cidade.
É como se fosse uma cidade dentro da própria cidade. Outra questão está relacionada à
distância pois o bairro não está muito distante do centro da capital permitindo que as pessoas possam conciliar uma moradia mais periférica e uma rotina de trabalho mais central.

O mercado imobiliário também apresentou uma forte expansão apresentando ótimas ofertas de compra, venda e locação com modelos variados de acordo com os diferentes perfis e expectativas dos consumidores e preços diferenciados. Desta forma, observa-se que o custo benefício dos imóveis no Sitio cercado é válido diante do preço praticado nas demais regiões de Curitiba.

Gostou do nosso artigo e quer ficar bem informado? Então siga as nossa redes sociais e
acompanhe nossas publicações.

 

Enviado por assessoria de imprensa : https://www.chavesnamao.com.br/