8 benefícios do mamão para a saúde e como consumir (com receitas).

O mamão é uma fruta saborosa e saudável, rica em fibras e nutrientes como o licopeno e vitaminas A, E e C, que atuam como potentes antioxidantes, trazendo diversos benefícios para a saúde.

Além da fruta, é possível rambém consumir as folhs do mamão ou em forma de chá, já que são ricos em compostos polifenólicos, saponinas e antocianinas que exercem propriedades antioxidantes. Suas sementes também são bsatante nutritiva e podem ser consumidas, além disso, alguns estudos sugerem que poderia exercer efeito antihelmíntico, ajudando a eliminar parasitas intestinais.

8 benefícios do mamão para a saúde e como consumir

Os principais benefícios que podem ser obtidos a partir do consumo regular do mamão são:

  1. Melhorar o trânsito intestinal, por ser rico em fibras e em água que hidratam e aumentam o volume das fezes, facilitando a sua saída e ajudando a combater a prisão de ventre;
  2. Facilitar a digestão, pois contém papaína, uma enzima que ajuda a digerir as proteínas das carnes;
  3. Manter a saúde da visão, pois é rico em vitamina A, um nutriente que ajuda a prevenir a cegueira noturna e atrasar a deterioração da visão relacionada com a idade;
  4. Fortalecer o sistema imune, pois tem boas quantidades de vitamina C, A e E, que favorecem o aumento das defesas do organismo;
  5. Ajuda no funcionamento do sistema nervoso, já que possui vitaminas do complexo B e E, podendo prevenir doenças como Alzheimer;
  6. Ajuda na perda de peso, pois possui poucas calorias e é rica em fibras, o que aumenta a sensação de saciedade;
  7. Evita o envelhecimento prematuro, pois possui betacarotenos nque exercem ação antioxidante e evitam o dano causado pelos radicais livres à pele. Além disso, a presença de vitamina E, C e A aumenta a firmeza da pele e facilita a sua cicatrização;
  8. Poderia ajudar a eliminar toxinas do fígado devido à sua ação antioxidante.

Além disso, devido à sua ação antioxidanre e ao seu teor de fibras, poderia prevenir o aparecimento de outras doenças crônicas, como o câncer, diabetes e problemas cardíacos.

Informação nutricional do Mamão

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de mamão:

Componentes 100 g papaya
Energia 45 kcals
Carboidratos 9,1 g
Proteína 0,6 g
Gorduras 0,1 g
Fibras 2,3 g
Magnésio 22,1 mg
Potássio 126 mg
Vitamina A 135 mcg
Carotenos 810 mcg
Licopeno 1,82 mg
Vitamina E 1,5 mg
Vitamina B1 0,03 mg
Vitamina B2 0,04 mg
Vitamina B3 0,3 mg
Folato 37 mcg
Vitamina C 68 mg
Cálcio 21 mg
Fósforo 16 mg
Magnésio 24 mg
Ferro 0,4 mg
Selênio 0,6 mcg
Colina 6,1 mg

É importante mencionar que para obter todos os benefícios mencionados anteriormente, o mamão deve ser consumido em conjunto com uma dieta equilibrada e saudável.

Como consumir

O mamão pode ser consumindo fresco, desidratado ou na forma de sucos, vitaminas e salada de frutas, podendo inclusive ser oferecido em pequenas porções para os bebês para melhorar a prisão de ventre.

A quantidade recomendada é de 1 fatia de mamão por dia, o que equivale a cerca de 240 gramas. Uma excelente forma de conservar o mamão é congelando pequenas porções, e dessa forma pode ser utilizada para prepara sucos e vitaminas.

1. Receita de mamão com granola

8 benefícios do mamão para a saúde e como consumir

Esta receita pode ser utilizada no café da manhã ou lanche da tarde, sendo uma ótima opção para ajudar no funcionamento intestinal.

Ingredientes:

  • 1/2 mamão papaia;
  • 4 colheres de sopa de granola;
  • 4 colheres de sopa de iogurte natural;
  • 2 colheres de sopa de queijo cottage.

Modo de preparo:

Em uma taça, colocar o iogurte natural na base. Em seguida, adicionar metade do mamão, cobrindo com 2 colheres de sopa de granola. Adicionar o queijo por cima, o restante do mamão e, por último, as outras 2 colheres de granola. Servir gelado.

2. Muffin de mamão

8 benefícios do mamão para a saúde e como consumir

Esses muffins são ótimas opções para usar o mamão de uma forma inovadora e gostosa, que pode servir também como lanche para as crianças.

Ingredientes:

  • 1/2 mamão papaya amassado;
  • 1/4 de xícara de leite;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal derretida;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 1 xícara de farinha de trigo ou aveia em flocos finos;
  • 2 colheres de sopa de açúcar demerara;
  • 1 colher de chá de fermento químico em pó;
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo:

Pré-aquecer o forno a 180°C e preparar as forminhas de muffin.

Numa tigela, misturar a farinha de trigo ou de aveia, o açúcar, o fermento e o bicarbonato de sódio. Em outra tigela, juntar o mamão amassado, a manteiga derretida, o ovo, o leite e a baunilha, misturando tudo. 

Adicionar esse líquido à mistura de farinha, misturando delicadamente com uma colher ou garfo. Colocar a mistura nas forminhas untadas e levar para assar por cerca de 20 minutos ou até ficar dourado, em forno preaquecido a 180ºC.

Contraindicações

O mamão verde deve ser evitado por mulheres grávidas, pois de acordo com alguns estudos realizados com animais indicam que existe uma substância chamada látex que poderia causar contrações uterinas. No entanto, são ainda necessários outros estudos que comprovem esse efeito.

FONTE:

Link Fonte
Autor:
Dominio fonte: www.tuasaude.com
Data – 2020-12-30 06:46:02

[BL]DVD, MP3, LCD, Plasma, HDTV, Home Theater [/BL]

Compare Preços de: DVD, MP3, LCD, Plasma, HDTV, Home Theater no Buscapé.

Compartilhar