10 remédios caseiros para infecção urinária (e como fazer).

Os remédios caseiros para infecção urinária como o chá de dente de leão ou a infusão de salsinha, por exemplo, possuem ação antibacteriana, diurética e anti-inflamatória, ajudando a eliminar as bactérias das vias urinárias, aliviar os sintomas como dor ou queimação ao urinar e acelerar a recuperação.

A infecção urinária geralmente é causada por alterações no equilíbrio da microbiota da região genital, por segurar a urina por muito tempo ou beber pouca água durante o dia, levando a uma inflamação da uretra, bexiga ou rins, causando os sintomas de dor, vontade frequente de urinar ou sensação de peso na bexiga, por exemplo. Veja outros sintomas da infecção urinária.

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a aliviar a dor e o desconforto causado pela infecção urinária, podendo ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico. Esses remédios caseiros são preparados com ingredientes naturais encontrados em farmácias ou lojas de produtos naturais.

10 remédios caseiros para infecção urinária e como fazer

1. Chá de cavalinha

O chá de cavalinha possui forte ação diurética por ter na sua composição flavonóides, como quercetina e apigenina, e compostos fenólicos, como os ácidos cafeico e cinâmico, que agem aumentando a eliminação da urina, e ajuda a eliminar as bactérias do trato urinário, combatendo a infecção urinária.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) do talo seco da cavalinha;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar o talo seco da cavalinha na xícara de água fervente e deixar repousar por cerca de 5 a 10 minutos. Coar e beber até 2 xícaras por dia, de preferência após as principais refeições do dia.

O chá de cavalinha não deve ser utilizado por mais de 1 semana seguida, para evitar desidratação e eliminação de alguns minerais essenciais para o corpo, e causar efeitos colaterais como diarreia, dor de cabeça forte, perda de peso, pancreatite, alteração da frequência cardíaca e fraqueza muscular.

Este chá não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas com insuficiência cardíaca, pressão baixa e doenças renais, por exemplo, devido à sua capacidade de diminuir a pressão arterial e de possuir forte efeito diurético.

2. Chá alho e gengibre

O chá de alho e gengibre tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido à alicina, presente no alho, e compostos fenólicos como o gingerol, chogaol e zingerona, do gengibre, que ajudam a combater os sintomas da infecção urinária como dor ou queimação ao urinar.

Além disso, esse chá ajuda a fortalecer o sistema imunológico e diminuir a duração da infecção urinária.

Ingredientes

  • 3 dentes de alho descascados e cortados ao meio;
  • 1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó;
  • 3 xícaras de água;
  • Mel para adoçar (opcional).

Modo de preparo

Ferver a água com o alho. Retirar do fogo e acrescentar o gengibre e o mel. Coar e servir a seguir.

O gengibre não deve ser consumido por pessoas que usam anticoagulantes, e por isso deve ser retirado do chá nesses casos.

3. Chá de dente de leão

O chá de dente de leão é rico em substâncias como nitrilos, ácido fenilacético e desidrovomifoliol, com ação diurética e antibacteriana, que ajudam a aumentar a eliminação da urina e diminuem a quantidade de bactérias nas vias urinárias, ajudando a combater a infecção urinária.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de raiz de dente de leão;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar a raiz de dente de leão na xícara com água fervente e deixar repousar durante 10 minutos. Coar, deixar amornar e beber até 3 vezes ao dia.

Este chá não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação.

4. Suco de romã

O suco de romã é rico em substâncias antibacterianas como triterpenos, esteróides, glicosídeos, taninos, e vitamina C, que aumentam a acidez da urina e impedem o crescimento de bactérias que causam a infecção urinária como Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae.

Ingredientes

  • 2 a 3 romãs maduras;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Cortar as romãs ao meio e retirar as sementes. Bater no liquidificador as sementes das romãs juntamente com a água. Coar e beber em seguida.

5. Infusão de salsinha

A infusão de salsinha, além de ser um forte diurético natural, também ajuda na saúde dos rins, permitindo eliminar mais rapidamente a urina, o que ajuda a eliminar as bactérias do trato urinário, combatendo a infecção urinária.

Ingredientes

  • 1 punhado de salsinha;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Cortar a salsinha em pequenos pedaços e adicionar na xícara de água fervente. Deixar repousar por 5 a 7 minutos. Coar as folhas de salsinha, deixar amornar e beber até 3 vezes por dia.

A infusão de salsinha não deve ser usada por mulheres grávidas ou por pessoas com insuficiência renal ou cardíaca.

6. Suco de cranberry

10 remédios caseiros para infecção urinária e como fazer

O suco de cranberry, também conhecido como oxicoco ou arando silvestre, possui uma alta concentração de proantocianidinas, flavonoides, terpenoides, catequinas, ácidos cítrico e málico, que são substâncias que agem dificultando a aderência de bactérias no trato urinário, especialmente da Escherichia coli.

Assim, este suco ajuda a tratar e prevenir infecções nos rins, uretra e bexiga, sendo uma boa opção de remédio caseiro para infecção urinária e pode ser usado na gravidez. Veja outras dicas para o tratamento da infecção urinária na gravidez.

Ingredientes

  • 2 a 3 colheres (de sopa) de cranberry desidratada;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Bater no liquidificador a cranberry junto com a água. Coar e beber em seguida de 1 a 3 vezes por dia.

Outra opção para utilizar a cranberry para infecção urinária, é tomar na forma de cápsulas, podendo-se utilizar de 1 cápsula de 300 a 400 mg, 1 a 2 vezes por dia. O uso das cápsulas não é recomendado para mulheres grávidas ou em amamentação devido aos componentes da fórmula.

7. Chá de uva-ursi

O chá de uva-ursi tem propriedades antissépticas, diuréticas e anti-inflamatórias por conter na sua composição substâncias como arbutina, hidroquinona e hidroxiacetofenona, que aumentam a eliminação da urina, limpam e diminuem o inchaço das vias urinárias.

Além disso, alguns estudos mostram que a uva-ursi tem atividade antimicrobiana, diminuindo a proliferação de microrganismos, especialmente a bactéria Escherichia coli (E. coli) que causa infecção na bexiga, uretra e rins e, por isso, é uma ótima opção de remédio caseiro para infecção urinária.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de folhas secas de uva-ursi;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferver a água junto com as folhas de uva-ursi por aproximadamente 15 minutos. Coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia, por no máximo 5 dias.

Este chá não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, crianças menores de 12 anos e por pessoas com problemas de estômago como gastrite ou úlcera, por exemplo.

O chá de uva-ursi pode causar efeitos colaterais quando usado em quantidades maiores do que as recomendadas, causando sintomas como zumbido no ouvido, náusea, vômito, sensação de falta de ar ou convulsões.

8. Tintura de capuchinha

A tintura de capuchinha que possui propriedades antibióticas, antissépticas e diuréticas, que diminuem a proliferação bacteriana nas vias urinárias e estimulam a produção de urina.

Ingredientes

  • 20 a 50 gotas de tintura de capuchinha;
  • ½ xícara de água morna.

Modo de preparo

Misturar muito bem todos os ingredientes e tomar a seguir. Este remédio deve ser ingerido de 3 a 5 vezes ao dia. Pode-se comprar a tintura de capuchinha em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de homeopatia.

9. Chá de vara-de-ouro

O chá de vara-de-ouro também é um excelente remédio caseiro para infecção urinária porque esta erva tem ação diurética e anti-inflamatória que aumenta a produção de urina, diminuindo assim o tempo de permanência da urina na bexiga e o desenvolvimento de bactérias.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) das folhas secas de vara-de-ouro;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas de vara-de-ouro na água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber 1 xícara deste chá várias vezes ao dia.

10. Chá de rábano-silvestre

O chá de rábano-silvestre possui propriedades anti-sépticas, antimicrobianas e anti-inflamatórias que aliviam os sintomas de dor ou queimação ao urinar e diminuem a quantidade de bactérias nas vias urinárias, ajudando a combater a infecção urinária.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas secas rábano-silvestre;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a água e depois acrescentar as folhas secas de rábano-silvestre. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia.

Conheça outras estratégias para combater a infecção urinária naturalmente:

Imagem representativa do vídeo

FONTE:

Link Fonte
Autor:
Dominio fonte: www.tuasaude.com
Data – 2021-07-21 09:46:25

[BL]DVD, MP3, LCD, Plasma, HDTV, Home Theater [/BL]

Compare Preços de: DVD, MP3, LCD, Plasma, HDTV, Home Theater no Buscapé.

Compartilhar